Versículo do Dia


domingo, 18 de abril de 2010

O cego pode enxergar. Mc 10.46-52


Introdução:
Você acredita que uma pessoa cega de nascença possa enxergar? Eu sim.
Mas para que isso aconteça é necessário que está pessoa tenha pelo menos estes três conhecimentos como verdades.

I - Reconhecer suas verdadeiras necessidades;
Todos os judeus maiores de 12 anos de idade e que moravam num raio de 25 km de Jerusalém, eram obrigados a ir ao templo para celebrar a Páscoa.
Bartimeu se instalou estrategicamente no caminho dos viajantes para lhes pedir esmolas, mas, quando Cristo lhe perguntou: "O que você quer que eu lhe faça?", ele teve uma visão apurada de seu real problema e pediu: "Mestre, eu quero ver!".
Ele vivia de esmolas porque era cego, não porque gostasse de ser um pedinte (Vale lembrar que este evento aconteceu no primeiro século; sem o conhecimento e tecnoligia do século XXI), tanto é que seu pedido a Jesus foi "eu quero ver", mesmo sabendo que não poderia mais pedir esmolas, porque já não seria mais cego. Isso modificaria completamente seu modo de vida, de fato ele queria uma completa mudança de vida.
São muitos os que pedem "esmolas" a Jesus, porém não permitem realmente que Ele toque na raiz dos seus problemas, pois isto requer mudança vida (atitudes). Muitos querem alívio para as conseqüências dos seus pecados, mas não querem realmente deixar o pecado.

II - Crer em Jesus de todo o seu coração e declarar sua fé com seus lábios;
A expressão "Filho de David" era um título messiânico conhecido por todos os judeus.
Bartimeu era cego, mas podia "ver" que Jesus não era um qualquer. Ao chamar Jesus assim, Bartimeu estava dizendo: "Eu creio que Jesus é o messias prometido de Deus". Porque, de acordo com as profecias, era da casa de Davi que surgiria o Messias.
Ele poderia até ser apedrejado por cutivar esse pensamento, pois os farizeus consideravam este uma blasfêmia; mesmo assim não se intimidou, acovardou ou calou diante de uma multidão. Ele creu em seu coração e com seus lábios declarou sua fé publicamente.
Será que estamos fazendo o mesmo hoje?

III - Invocar o nome de Jesus clamando por sua salvação;
Misericórdia significa ser capaz de entender e partilhar a dor dos outros. A pessoa misericordiosa não se sente bem vendo ninguém sofrer, fica muito triste e faz tudo o que está ao seu alcance para ajudar o sofredor. Podemos dizer que misericórdia significa: Olhar as misérias do outro com os olhos do coração.
Esta frase tão curta, "Jesus, Filho de David, tem misericórdia de mim", revela o quanto Bartimeu podia enxergar:
- Sua situação miserável.
- Em quem ele cria.
- Invocou o nome de Jesus; clamando por sua salvação.

Conclusão
A graça de Deus em Cristo Jesus está disponível a todo aquele que crê; assim como a visão a quem quer ver.
Sua manifestação depende do reconhecimento da verdadeira condição e necessidades humana.
Creia de todo o coração que Jesus é o messias prometido de Deus.
Faça sua pública declaração de fé, invoque o nome de Jesus e clame por sua salvação.

Por: Carlos Eduardo

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.