Versículo do Dia


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Inveja: Mortificação da Alma

 Tiago 3:14-16 
Introdução:
Há um fio de navalha entre a inveja e a admiração. A princípio, podemos dizer que a inveja é querer ter o que o outro tem ou ser o que o outro é. Portanto, podemos dizer que a inveja não é um sentimento, é um comportamento usurpador da parte do invejoso. O invejoso não sente inveja, ele sente raiva de quem é superior a ele em alguma coisa, de acordo com a sua própria percepção, já que sua autoimagem é negativa, por sua baixa autoestima.
“Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa (Tg 3:14-16).”

1. O reconhecimento do ter.
O individuo tendencioso busca desculpas quando sente dificuldades em reconhecer que o ciúme e a inveja fazem parte de sua vidas. Por exemplo: quando alguém falha ou não com ele, sente muito pelo ocorrido e as vezes até reage. Essa reação pode ser desencadeada por uma série de fatos, como: Alguém com mais conhecimento ou espiritualidade na área, por ele, desejada e não alcançada, pelo outro que o outro alcançou, principalmente quando um bem ou status não substitui sua essência causando, involuntariamente, o ciúme e a inveja.

 Quando o ciúme acontece:
a - Quando o invejado acredita ser merecedor das vantagens, aplausos, valorização ou reconhecimento que alguém está recebendo e circunstancialmente desejando ter ou ser tudo o que, na visão dele, o menos favorecido tem pelo simples fato de ser.

b - Tem medo de perder seu valor para tudo aquilo que o trás ameaça. Sendo uma pessoa ou qualquer coisa. Na maioria dos casos, pessoas do seu próprio convívio. Tem a urgência em ser o primeiro em tudo, ficar com a melhor parte, sentar nos melhores lugares, ser reconhecido, honrado, etc.

c - É inseguros com relação a sua capacidade, sua aceitação e oportunidade, ou seja, quando se sente inferior sua maior arma é competir.

 Essas coisas nos tornam vulneráveis ao ciúme e a inveja.

 2. O reconhecimento do ser.
Quando o individuo ofusca o sucesso ou algo que alguém conquistou ou possui, identificamos que o ciúme e a inveja são frutos de sua natureza caída dando legalidade a entidades demoníacas que levam o caos e o mal a qualquer situação onde existam relacionamentos sob seu domínio, seja no trabalho, em família, na rua, vizinhança, na igreja, procurando descobrir uma falha na pessoa que está crescendo, evoluindo, principalmente na área espiritual da vida.

O problema não está na pessoa ou fato em si, está na nossa resposta, se reagimos de forma errada ou certa.

a - Observe o mundo, quanta fofoca, quanta confusão, quanta corrupção, armações chegando até mesmo a casos extremos como: agressões e assassinatos. Isto por que o problema está no seu interior conforme afirma as Sagradas Escrituras.
“Porque de dentro, do coração de uma pessoa, saem os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as maldades, o engano, desejos lascivos, inveja, difamação, orgulho e insensatez. Todas estas más coisas procedem de dentro, eles são o que contamina você (Marcos 7:21-23).” 

b - Lembre-se: Satanás era um anjo de luz que se rebelou contra Deus porque queria ter a glória de Deus. A inveja, o ciúme, o orgulho fez com que fosse expulso com um terço dos anjos. Estes mesmos atributos pode levar o individuo a mortificação da alma.

3. As consequências do ser sem ser (desejar o que o outro tem ou é)
A inveja não é uma força passiva, é uma força ativa. Ela pode matar ou o levar a matar. A inveja de Caim o levou a raiva, onde acabou matando seu irmão.
Gênesis 4:3-5 “Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou (Gênesis 4:3-5).”

a - A inveja tira o individuo do estado de liberdade cristã e o aprisiona a satanás. 
1 João 3:12 “Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.“

b - A inveja corrompe o individuo. Levou os irmãos de José ao tráfico de seres humanos e decepção.
“Judá disse então a seus irmãos: “Que ganharemos se matarmos o nosso irmão e escondermos o seu sangue? Vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não tocaremos nele, afinal é nosso irmão, é nosso próprio sangue”. E seus irmãos concordaram (Gênesis 37:26-28).”

Conclusão
Se queres ajuda, santifique-se. Busque ao Senhor, pois quanto mais perto d'Ele estiver, distante estará de tudo que te impede ver o Seu agir em sua vida. Ore ao Senhor! Promova as pessoas que são o objeto de seu ciúme. Seja grato a Deus pelo que você é e tem.
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14)."

Por: Pr. Kadu

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.