Versículo do Dia


sábado, 12 de novembro de 2016

A crise não determina quem tu és


Texto: II Reis 6.24-33; 7.1-20

Introdução:
O pais ainda vive num caos total por conta da crise e com ela (a crise), o descontrole da segurança, do desemprego, da inflação, entre tantos outros. Precisamos entender, que a crise é como uma tempestade que cumpre o seu papel e por mais demorada que seja, um dia vai embora. E quando embora vai, o que resta a fazer é recolher o que dela sobrou e recomeçar.

Os capítulos 6 e 7 do segundo livro dos Reis, apresenta-nos algo parecido: Encontramos a narrativa, de um povo que não só passava pela crise como, dela, era escravo, Samaria estava cercada pelos Sírios, passando fome e em total desespero. Sua crise chegou alcançar, inclusive, o próprio rei de Israel.

Contudo, nem sempre passar pela crise, significa o fim, ela (a crise) pode significar um novo começo, talvez a oportunidade de reconstruir algo que outrora fora construído errado, revelando quem realmente somos quando, por ela (a crise), somos surpreendidos. 

Minha proposta e desafia-lo(a) confrontar a crise que o(a) assola trazendo a convicção que “A crise não determina quem tu és.” 

Os mesmos textos, nos apresenta exemplos de personagens pelo qual podemos enfrentar esta realidade.

1 - Um rei incompetente;
Ainda ciente sobre o chamado de Elizeu, profeta enviado por Deus para salvar Seu povo, vemos o rei Jorão, culpando o profeta por tudo quanto acontecera.
Existem pessoas que, em momentos de crise, ficam cegas, presa fácil das circunstancias esquecendo-se de fazer da crise, apenas o palco de sua superação. Não seja como o rei, que na hora da crise, se sente incapaz, ao ponto de culpar um inocente, ameaçando todos por não confiar chamado de que o Senhor o confiou. A final, ele era o rei, e em tempos de crise, o que menos importa é encontrar culpados. Em tempos de crise, o que temos à fazer, é buscar soluções para resolver todos os problemas. Temos por hábito, dirigir nossa vida. Tomar decisões conforme nossos achismos com a deficiência de transferir para outrem, os erros que cometemos.

Não perca tempo com isso!  Ganhe tempo. Encontre, em Deus, um caminho para sair da crise.
  
2 - Um profeta obediente;
Na ocasião, Eliseu foi designado, por Deus, como profeta com dificultosa tarefa de anunciar a Palavra de Deus. Sua mensagem era informar sobre o tempo de bênção e fartura que haveria de vir sobre aquele povo. O que dificultava ainda mais seu chamado, pois não teve tempo preparar o caminho antes de transmitir a ordem que recebera o Senhor.

Ser profeta chamado por homem é muito fácil! Difícil, é ser profeta chamado por Deus. Pois requer do profeta uma vida de retidão, entrega e santidade para com o Pai.
Se você é profeta de Deus, não abençoe apenas, seja a benção, pois para isto lhe confiou o Senhor. Pregue a palavra em tempo e fora de tempo, conforme a orientação que recebeste (2 Tm 4.2), vivendo a verdade e anunciando as consequências da incredulidade, permanecendo como profeta ainda hora da crise.

3 - Um capitão inconveniente;  
O texto expressa, de forma bastante esclarecedora, o respeito e confiança atribuída ao capitão. Estava ele na porta de Samaria. Ou seja, era uma pessoa de confiança do rei, em que “cujo braço o rei se apoiava”. Sendo assim, nada justifica a inconveniência do capitão, uma vez tendo a confiança do rei para tomar as atitudes conforme a vontade de Deus e não de um homem (o rei), contribuindo para ser mais uma presa fácil da circunstancia, acreditando e obedecendo a autoridade do homem instituído pelo homem (o rei) e despercebido ao homem instituído por Deus (Elizeu). 

Se antes você era soldado e hoje se sente um capitão, cuidado com a crise circunstancial da vida provocada por você mesmo. Ela é enganosa. Você acha que sabe tudo, quando tudo o que sabe, como diz o grande filósofo, é que nada sabe. Pensa ser forte, quando na verdade, és fraco.  Jamais  duvide do profeta enviado por Deus, jamais se esqueça, o seu general é Cristo.

4 - Uns leprosos suficiente;
Deus utiliza-se dos leprosos para salvar o povo que padecia de fome em Samaria. A Bíblia Sagrada, usa a nomenclatura da lepra como simbolismo do pecado (Lv 13.1-9). Logo podemos ser comparados aos leprosos, pois todos pecamos e por isto estamos condenados à morte (Romanos 6.23).
Sendo assim, não tenha medo de arriscar quando tiver oportunidade. Demonstre seu temor a Deus compartilhando as boas novas de salvação ao próximo. 
Assim como aqueles leprosos, precisamos reconhecer que não somos dignos, e por isso devemos permanecer fiéis ao Senhor, e crendo no seu poder. Jamais seja egoísta retendo a bênção somente para você quando surgir uma oportunidade.

Conclusão:
Em tempos difíceis, seja profeta de Deus, anunciando a Sua vontade, com a mesma solidariedade dos leprosos. Jamais seja como rei incompetente, transferindo as consequências de seus atos a outrem, nem tão pouco como o capitão, que não acreditava na provisão de Deus.

Lembre-se: A crise não determina quem tu és.

Por: Carlos Eduardo (Pr. Kadu)

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.