Versículo do Dia


sábado, 9 de setembro de 2017

Como alcançar o alvo?

...Continuação da ministração: "Como viver o novo de Deus?"

Texto: Fp 3.13-14

Introdução:
Não sabemos se Epafrodito exercia alguma liderança, entretanto, sua atitude foi maior que a de um  “líder” por estar disposto chegar “bem perto da morte” por amor a Cristo e a propagação do evangelho. 
Epafrodito é equivalente grego do nome latino “veustus”, e ambos indicam uma associação familiar  com o culto a de uma Afrodite (Vênus), que além de ser a deusa do amor e da  beleza, era também, protetora dos jogadores que invocavam seu nome quando faziam apostas arriscando suas fortunas.  Este é o motivo pelo qual Paulo usa o termo “arriscar”, que não é encontrado em outro texto do Novo Testamento, pois na literatura grega extrabíblica ela é usada para descrever aposta nos jogos. 
E é bem provável que Paulo utiliza esta expressão para, poderosamente afirmar que que Epafrodito “mesmo com o nome pagão”, arriscou tudo, não pode Afrodite, mas pela obra de Cristo, pois a expressão “bem perto da morte” usada pelo apóstolo em Fp 30 e a mesma usada para descrever o auto-sacrificio de Cristo em Fp 2.8 

Esta reflexão fora apresentada de forma dinâmica, e para tanto fora utilizado adolescentes e jovens do congresso proposto, cujo desde já quero externar minha gratidão e confiança conferindo a mim tamanha responsabilidade. 

Também fora usado, como norte, o texto de Efésios 4:1-6 que nos diz assim: 
"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes  chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes  chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

Sendo assim, como então, alcança o alvo?

1 – Alvo  
Colocamos quatro jovens e uma bacia no centro do altar. Um dos jovens tinha fácil tarefa de a menos de dois metros acertar o alvo, que na ocasião era a bacia, cujo os "dados" eram os tênis de outros dois jovens que auxiliava para a dinâmica.
Pois bem, TODOS os dardos chegaram ao alvo. Até aí, tudo bem... Como todo jogo sobe de nível, uma quarta pessoa que também auxiliava, foi acionada vendando então os olhos do mirolha, que após ter os olhos vendados, não teve ciência da ausência do alvo, errando assim todos os dardos e mesmo sem os olhos vendados não encontrou direção para lançar seus dardos no alvo, o que muitas vezes acontece quando perdemos novo maior alvo, guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 

2 – Prêmio 
Em nossa segunda dinâmica, fora solicitado que dois jovens unissem os dedos enquanto os outros dois jovens furassem o bloqueio para chegar ate o alvo, o que foi feito com sucesso, pois ambos os jovens com os dados juntos não tinham a mesma motivação dos demais. Afinal, o alvo os motivava. Isso revela o quanto devemos ser unidos, pois um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. 

3 – Vocação
Após a realização de ambas as dinâmicas, pode-se então, perceber o quanto não somos nada sem um alvo, sem união, humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. 

Ilustração:  
Um jovem que era feliz e não sabia. Buscou seus próprios interesses desejando o que parecia ser bom, e por perder o foco e não compreender o alvo, piorou seu estado condicional.
Muito pobre o jovem desejava ser o outro. Em seus pés, o pior calçado. Em seu corpo, as piores roupas... Seu desejo por ser o outro foi tão grande, que ao fechar os olhos se imaginou sendo o outro e, ainda sentado, não se levantava por não entender o quanto o outro ficou feliz com seu tênis e roupa velha. Quando de repente lhe chega sua governanta se lamentando pela demora, munida de uma cadeira de rodas.

Conclusão:  
Para viver o novo de Deus é preciso, esquecer os obstáculos e prosseguir  alcançando  sem perder  o  alvo  (a unidade do Espírito), que gera a vocação (o fruto do Espírito) a fim de que alcancemos o prêmio (Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos).

Por: Pastor Carlos Eduardo - (Pr. Kadu)

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.