Versículo do Dia


sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Como viver o novo de Deus?

Texto: Fp 3.13-14


Introdução:
Filipos – Cidade da Macedônia ao norte da Grécia, localizada a cerca de 16km de Neápolis, no mar Egeu, cujo originalmente era chamada de Krênidés, tendo por voltar do ano 356 a.C, seu nome alterado para Filipos isso por que Felipe (pai de Alexandre o Grande), se tornou Rei da Macedônia.
A escolha de Paulo por Filipos, se deu por passar nela, a via Egnácia, principal estrada comercial que ligava Ásia ao Ocidente, uma excelente estratégia para evangelização na visão de Paulo, pois enxergava as coisas da Terra do ponto de vista do céu. Ou seja, na ótica de Deus.

“Irmãos, quanto a mim (Paulo), não julgo que o haja (haver) alcançado; mas uma coisa faço (fazer), e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão (estar) adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus” Fp 3.13,14
Verbos, estar, fazer e haver, quando usados para indicar uma ideia de tempo ou fenômenos meteorológicos torna a oração sem sujeito.



1 - Esquecer 
Segundo alguns historiadores do passado, a narrativa “esquecer” usada pelo apóstolo, significa dizer que o ocorrido entre ele e João Marcos, conforme lemos em “e tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre (Atos 15:39).” Já estava resolvido conforme lemos “Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério (2 Timóteo 4:11).”

2 - Avançar
O verbo "avançar", em Filipenses 3:13, significa, literalmente, "se esticar como quem está em uma corrida". 
É importante observar que Paulo não diz como alcançar a salvação. Pois se assim fosse, estaria condicionando a salvação às obras, esforço próprio. Ou seja, por seus méritos e não pela morte vicária. A morte de Cruz.

3 - Prosseguir
Para participar das competições na Grécia, o atleta deveria ser cidadão grego. Não competia para obter a cidadania. Em Filipenses 3:20, Paulo lembra seus leitores de que "nossa pátria está nos céus". 

Reflexão
Vanderlei Cordeiro de Lima ficou com a medalha de bronze na prova da maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas. O brasileiro liderou boa parte da prova, até ser atrapalhado pelo padre Neil Horan, que furou o bloqueio de segurança, segurando um cartaz e vestindo roupas tipicamente irlandesas, penetrando, empurrando, quase jogando o atleta fora da pista já no final da prova, quando com 1h53m sustentava a diferença de 45 segundos para o segundo colocado, caindo a diferença para aproximadamente 11 segundos, pouco depois e com 2h de disputa, Vanderlei perdeu posições para o italiano Baldini e para o norte-americano Keflezighi, respectivamente.
Apesar do problema, Vanderlei comemorou muito o resultado. Antes mesmo de cruzar a linha de chegada, ele abriu um sorriso e abriu os braços. Aplaudido, ele mandou beijos para a torcida.
Mesmo assim, o Comitê Olímpico Brasileiro, por meio do chefe de delegação Marcus Vinícius Freire, pediu que o atleta brasileiro receba uma medalha de ouro, já que a anulação da prova é inviável.

Conclusão:
Existe algo a ser observado, as competições da Grécia estavam franqueadas apenas para o cidadão grego.
Por não existir competição no céu, gregos e gentios, ou seja, cristãos e não cristãos podem seguir rumo ao alvo.

Só vive o novo de Deus aquele que alcança o alvo, e para alcançar este alvo é necessário prosseguir...
Só consegue prosseguir, aquele que avança...
E para avançar é preciso esquecer...
Sendo assim, esqueça o que te impede de avançar para o alvo. 

Continua...

Por: Pastor Carlos Eduardo

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.